Vela, surf e mergulho na ementa do “Fórum Esposendense”

A «Associação Cívica para o Progresso e Desenvolvimento do Concelho de Esposende – “Fórum Esposendense” foi fundada a 18 de agosto de 1989 com a finalidade de preservar a história cultural e marítima de Esposende. No ano seguinte, nasceu o jornal local, “Farol de Esposende” que ainda hoje é editado de forma bimensal. Depois a Associação foi alargando o leque de atividades relacionadas com a atividade marítima e em 1993 construíram uma réplica e uma embarcação de pesca dos anos 50, que começou a ser «a matriz de Esposende». «Em 1998 esse barco esteve em exposição, na Expo98, desde maio até outubro. Esse ano foi um virar de página e alargamos a Associação a outras atividades viradas para o mergulho, vela, surf, pois todas essas atividades náuticas que estavam desaparecidas em Esposende», contou Fernando Ferreira.


«Começamos por fazer a recuperação da Estação de Socorros a Náufragos onde em 2009 foi inaugurada com o intuito de la ficar o Museu marítimo que abriu ao publico no dia 20 de Julho de 2012», juntou o presidente do Fórum Esposendense.

A par disso, os responsáveis da Associação criaram um «centro de mergulho com incidência na parte científica». «Temos uma embarcação científica que tem feito trabalhos quer na parte do mergulho quer na parte ligada às universidades com nos pedem coloboração. Criamos uma escola de surf que está a trabalhar na praia de Ofir e há cerca de um ano».

Centro de Vela é o novo projetoHá cerca de um ano nasceu o Centro de Vela para crianças dos 6 aos 14 anos, mas como a procura tem sido muita a Associação vai abrir nos cursos para maiores de 16 anos.
«Sabíamos que iriamos ter uma grande procura porque Esposende está rodeada de rio e de mar e a vela não tinha atividade. Temos uma turma de 10 alunos e estamos a preparar a abertura de outra turma a partir de setembro no próximo ano letivo. Também temos 12 barcos personalizados com os nomes de empresas que nos vão ajudando nos custos», revelou Fernando Ferreira, acrescentando que a escola de surf «movimenta 40 alunos fixos».

18 anos na presidência Fernando Ferreira assumiu a presidência do Fórum Esposendense há 18 anos. «Estou quase a chegar ao fim de linha porque acho que devem aparecer outras pessoas com novas ideias», disse o presidente, que conta com uma centena de associados. «Temos um protocolo com o Município para o Centro de Vela e com maior ou menor dificuldade temos levado isto a bom porto. Precisávamos era de um semi rígido de apoio, pois estamos a usar o da escola de Sky Surf com quem temos protocolo».

Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses é um dos mais emblemáticos clubes no panorama nacional de canoagem. Habituado a lutar pelos primeiros lugar com o CN Ponte de Lima e CN Prado, o Gemeses movimenta mais de 100 atletas.

Compartilhar

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

diez + once =