Modalidades

PREOCUPAMO-NOS EM DESENVOLVER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL”

Entrevistado:José Silva Presidente da Associação Clube Basquetebol da Barca

PORTUGAL SPORT: A ACBB nasceu pouco tempo antes de se instalar a pandemia. Como é que surgiu este projeto?

José Silva: A ACBB surgiu por iniciativa de vários jovens atletas que queriam praticar a modalidade. Foram eles que deram os primeiros passos: escolheram o nome, desenharam o logótipo e fizeram o layout dos equipamentos. Quando viram que as condições estavam reunidas para a criação de uma Associação, vieram ter comigo. Aceitei o desafio, juntamente com outros colegas, e assim nasceu a ACBB, em janeiro de 2020.

PS: Sendo um clube recente, quais são as principais dificuldades que sentem atualmente?

JS: Sinceramente, consideramos que a ACBB não enfrenta grandes dificuldades, pois somos uma Associação sem fins lucrativos e não um negócio desportivo. Não há sequer cobrança de mensalidades. Preocupamo-nos apenas em desenvolver um estilo de vida saudável, em encorajar o trabalho de equipa e fazer com que os nossos atletas sejam cidadãos preocupados com o próximo e com o ambiente.

Claro que este trabalho só é possível graças à rede de parcerias que a ACBB estabeleceu, nomeadamente com vários patrocinadores, com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Ponte da Barca, o IPDJ e o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que nos cede as infraestruturas.

PS: A nível desportivo, qual é o panorama atual do clube?

JS: Atualmente, o clube dedica-se quase exclusivamente ao Basquetebol, em diversos escalões, femininos e masculinos.

PS: Sente que esta é uma modalidade que atrai muitos jovens ou é necessário um esforço extra para captá-los?

JS: Os atletas que se inscrevem na ACBB fazem-no sem qualquer pressão ou influência. Vêm porque gostam da modalidade, gostam de desporto e se identificam com o clube.

Não fazemos captação de atletas junto das escolas, por exemplo. Para nós, as escolas devem ser um espaço neutro e de livre-arbítrio, em que os jovens não se devem sentir pressionados a escolher apenas uma modalidade. Preferimos apostar somente na divulgação das nossas atividades e do trabalho que realizamos diariamente.

PS: Nesse sentido, sente que as redes sociais têm um papel cada vez mais importante na divulgação do clube?

JS: Sim, consideramos que este é, sem sombra de dúvida, o método mais eficaz para a divulgação de toda a atividade que a ACBB desenvolve, sobretudo junto das camadas mais jovens. Atualmente, apostamos quer no Facebook, quer no Instagram.

PS: O acompanhamento que têm nas redes sociais reflete-se depois nos jogos?

JS: Infelizmente, ainda não se acompanha o basquetebol como se acompanha o futebol, e o nosso clube não é exceção. Há um longo caminho a trilhar nesse sentido, mas “o caminho faz-se caminhando” e acreditamos que, pouco a pouco, estamos a mudar mentalidades.

PS: Quais são os objetivos da ACBB para o futuro?

JS:O nosso objetivo principal é continuar a atingir o propósito para o qual este clube foi criado: queremos proporcionar aos nossos atletas as melhores condições possíveis para que sejam felizes a praticar a modalidade. Temos, ainda, como objetivo continuar a proporcionar-lhe, equipamentos, lanches saudáveis (no final das competições) e formação (curso de treinadores e curso de árbitros) de forma gratuita.

Compartilhar

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

diecinueve − catorce =