Esmoriz GC – Quando o voleibol move paixões

Num país onde o futebol é rei, existe uma cidade onde a coroa foi entregue ao voleibol. O Esmoriz Ginásio Clube é um dos clubes históricos do voleibol em Portugal e a cidade é uma praticamente uma capital da modalidade no nosso país. Seja na praia ou num pavilhão, a bola em Esmoriz joga-se com a mão e com uma rede.

A década de 1980 foi dourada para esta coletividade do concelho de Ovar, com a vitória na Taça de Portugal em 1982 e dois títulos nacionais, em 1983 e 1984. Após um período de seca, 2021 ficará marcado com o ano de regresso aos títulos, após a conquista da Taça da Liga, numa disputada final frente ao Sporting.

Sem as mesmas armas financeiras dos rivais, e com uma pandemia que devastou as coletividades mais modestas, o segredo do sucesso deste clube foi o mesmo que trouxe vitórias no passado: a formação e a aposta em jogadores portugueses. Por isso mesmo o Esmoriz Ginásio Clube terminou a temporada com a conquista do primeiro campeonato nacional de sub-21, onde seis jogadores estavam ao mesmo tempo integrados no plantel sénior.

No voleibol feminino, é factual que o sucesso desportivo não é equiparável ao masculino, no entanto e face ao desenvolvimento do desporto feminino nos últimos anos em Portugal, é de acreditar que os próximos anos irão marcar uma nova fase nesta secção. O Esmoriz no passado venceu dois títulos da terceira divisão (1991, 2014) e um da segunda (1987), sendo que o objetivo futuro passará por construir uma história no principal patamar do voleibol nacional. Importa ainda salientar, que no diz respeito às camadas jovens, o Esmoriz contabiliza dezenas de títulos nacionais nos vários escalões de formação, quer em masculinos, quer em femininos.

Compartilhar

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

19 − 2 =