Esmoriz GC – Quando o voleibol move paixões
Num país onde o futebol é rei, existe uma cidade onde a coroa foi entregue ao voleibol. O Esmoriz Ginásio Clube é um dos clubes históricos do voleibol em Portugal e a cidade é uma praticamente uma capital da modalidade no nosso país. Seja na praia ou num pavilhão, a bola em Esmoriz joga-se com a mão e com uma rede.
A década de 1980 foi dourada para esta coletividade do concelho de Ovar, com a vitória na Taça de Portugal em 1982 e dois títulos nacionais, em 1983 e 1984. Após um período de seca, 2021 ficará marcado com o ano de regresso aos títulos, após a conquista da Taça da Liga, numa disputada final frente ao Sporting.
Sem as mesmas armas financeiras dos rivais, e com uma pandemia que devastou as coletividades mais modestas, o segredo do sucesso deste clube foi o mesmo que trouxe vitórias no passado: a formação e a aposta em jogadores portugueses. Por isso mesmo o Esmoriz Ginásio Clube terminou a temporada com a conquista do primeiro campeonato nacional de sub-21, onde seis jogadores estavam ao mesmo tempo integrados no plantel sénior.
No voleibol feminino, é factual que o sucesso desportivo não é equiparável ao masculino, no entanto e face ao desenvolvimento do desporto feminino nos últimos anos em Portugal, é de acreditar que os próximos anos irão marcar uma nova fase nesta secção. O Esmoriz no passado venceu dois títulos da terceira divisão (1991, 2014) e um da segunda (1987), sendo que o objetivo futuro passará por construir uma história no principal patamar do voleibol nacional. Importa ainda salientar, que no diz respeito às camadas jovens, o Esmoriz contabiliza dezenas de títulos nacionais nos vários escalões de formação, quer em masculinos, quer em femininos.