Desporto à moda do Algarve
Numa sociedade e num país que vive essencialmente para o futebol, a realidade desportiva do Algarve pode passar despercebida a quem não vive na região sul do país. Atualmente apenas o Portimonense SAD representa a região algarvia no principal patamar do futebol nacional, com o Farense a ser ainda hoje a grande referência histórica na modalidade. No entanto a verdadeira realidade desportiva do Algarve é bem diferente daquilo que as pessoas podem pensar e a Portugal Sport promete esclarecer o nosso leitor nas próximas páginas desta edição.
Apesar de existir todo um Alentejo para se atravessar entre o Algarve e a capital de Portugal, o distrito de Faro é sem dúvida um espaço abençoado pela natureza e pela geografia. As condições climatéricas e as boas condições infraestruturas, tornam logo à primeira vista o Algarve como uma região ótima para a prática desportiva e para a organização de estágios de alta competição.
A precipitação é quase inexistente, clima varia entre 15º e 31º graus, em média. As condições naturais são privilegiadas e o Algarve está equipado por excelentes infraestruturas para a prática desportiva, apoiado de uma qualidade hoteleira superior a qualquer outra região de Portugal. No futebol são incontáveis o número de clubes, nacionais e internacionais, que já fizeram vários estágios na região e participaram em competições desportivas de pré-época também neste território.
O mesmo se pode dizer do atletismo e do ténis, que olham para o Algarve como uma Meca no que se refere a pré-época desportiva. Modalidades como o rugby e a canoagem escolhem o Algarve como local de estágio no inverno, garantindo dinâmicas desportivas durante todo o ano. O Estádio do Algarve, o Municipal de Albufeira, o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, são apenas alguns dos equipamentos que o Algarve tem à sua disposição, para a prática de vários desportos, com a melhor qualidade possível.
A natureza e proximidade do mar tornam o Algarve ainda mais forte, sendo o destino de importantes provas desportivas e alguns campeonatos internacionais, em modalidades como pesca desportiva e vela. BTT, corta-mato e claro, o golfe são outras modalidades que aproveitam a riqueza natural do Algarve para organizarem algumas das mais importantes provas das modalidades.
Eventos Desportivos nota 10
Se pensarmos naquilo que é o calendário desportivo do Algarve, percebemos que a região começa o ano da melhor maneira, com o Grande Prémio dos Reis, prova que acontece em janeiro, em Faro. No mês de fevereiro temos a prova de corta-mato, Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, onde todos os anos correm alguns dos melhores atletas do mundo.
Uma prova que nunca fica esquecida é a Volta ao Algarve, a segunda maior Volta do país, que atravessa grande parte da região e que já contou com a presença de alguns dos melhores ciclistas de todos os tempos, como foi o caso de Alberto Contador, ex-campeão da Volta a França.
No mês de março temos em Tavira a Algarve Bike Challenge, prova de BTT com inúmeros e fantásticos percursos que só se podem encontrar no interior algarvio. Ainda no primeiro trimestre temos a primeira grande prova de futebol internacional. A Algarve Cup é um torneio de futebol feminino que anualmente junta algumas das melhores seleções do mundo, e que além dos prestigio, serviu de motor para aquilo que tem sido o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal e na Europa. Se hoje consumimos cada vez mais futebol feminino na nossa televisão, no Algarve já é uma tradição anual.
O Algarve é também hoje a casa do melhor autódromo do país, o Internacional do Algarve, onde durante todo o ano podemos ver os melhores pilotos do mundo em ação. De destacar o FIM Superbike World Championship, em setembro, uma das provas do campeonato mundial de superbikes.
Por fim deixamos o Golfe, um desporto que combina com o luxo inerente ao Algarve. Dos vários torneios internacionais, a Portugal Sport destaca o Portugal Masters, do circuito europeu de golfe (a European Tour), que acontece há 15 anos no Victoria Golf Course.
Instituições históricas desportivas
E como o Algarve não vive apenas de eventos internacionais, a Portugal Sport sente-se na missão de prestar o devido respeito às instituições desportivas algarvias, que são o principal motor para que o desporto no Algarve continue a dar cartas e a produzir talentos nas várias modalidades. Do Sotavento ao Barlavento são imensos os clubes que dão cartas numa ou noutra modalidade. O trabalho do Moncarapachense no futebol o ano passado não pode ser esquecido. O clube de Moncarapacho disputa este ano a Liga 3 e é certificado com três estrelas como entidade formadora para o futebol. Em Albufeira o trabalho que do Guia no feminino merece igual respeito e o próprio Ferreiras apresenta hoje um projeto bastante interessante no futebol.
Como dá para perceber, o desporto no Algarve é um assunto quase infinito, sendo que existem no distrito quatro instituições que se tornaram ao longo da história nos pilares do desporto algarvio: Imortal de Albufeira, Louletano, Portimonense e Farense.
O caso do Imortal é especial. Hoje existem duas instituições separadas, o Imortal DC no futebol e o Imortal Basket Club no basquetebol. No futebol o Imortal já representou o Albufeira na segunda divisão nacional, no entanto é no basquetebol que reside grande parte da mística deste nome. O Imortal é hoje uma das identidades mais fortes no basquetebol português, com duas equipas seniores na primeira Liga da modalidade: uma equipa masculina que luta pelos lugares cimeiros da tabela e uma equipa feminina que chega à Liga após uma temporada invicta no segundo escalão e que valeu um título nacional para o clube.
Já no caso do Louletano é a modalidade do ciclismo que traz reconhecimento ao clube, de Viana a Sagres. Com uma história bonita no futebol, é no ciclismo que o Louletano luta pelos títulos mais importantes, sendo todos os anos um nome a ter em conta, quando se vai disputar uma Volta a Portugal. O clube que vai completar 100 anos em 2023 é também conhecido pelo ecletismo, tendo sido a casa do nadador olímpico Miguel Pires, que representou Portugal em Atenas, no ano de 2004.
O trabalho que o Portimonense tem desenvolvido com o futebol profissional no Algarve também despensa apresentações, a equipa gerida pela SAD do emblema de Portimão é o único representante do distrito na Liga BWIN, no entanto o trabalho que a direção de Fernando Rocha tem efetuado no futsal não pode passar em claro. O Portimonense é um clube respeitado na Liga Placard e com uma ambição clara de se tornar mais forte de ano para ano, seguindo um trajeto de profissionalização, que se tem tornado evidente. A Câmara Municipal de Portimão também assume um papel importante nas modalidades do clube, uma vez que os espaços municipais que cedem ao Portimonense garantem as melhores condições para a prática desportiva.
O último nome da lista, mas não menos importante, é o do Farense. Provavelmente o nome mais sonante de clubes algarvios e certamente o que tem a maior história no futebol. Falar no Farense é falar de épocas de outro na primeira divisão nacional, é falar de Paco Fortes, é falar do São Luís, mas acima de tudo é falar de bairrismo e dos adeptos mais loucos do Algarve. “És de Faro, és Farense” é o lema dos adeptos, que não são do Benfica nem do Sporting, e que o único leão que lhes enche o coração, é mesmo o leão alvi-negro. Até ao dia de hoje, o Farense é o único clube do Algarve que conseguiu um 5º lugar na primeira divisão do futebol profissional do nosso país.