“É IMPORTANTE PARA OS NOSSOS ATLETAS INTERAGIREM COM REFERÊNCIAS DA MODALIDADE”

Entrevistado: Pedro Faria, Presidente da Associação Desportiva e Cultural de Manhente

PORTUGAL SPORT: A ADC Manhente foi fundada em 1983. Com quase 40 anos, atualmente em que vertentes se foca?

PEDRO FARIA: A nível desportivo apostamos no judo e, recentemente, iniciamos o ténis de mesa. Para além disso, utilizamos o nosso ringue para realizar atividades lúdicas como jogos de futsal e futebol de 5. Na vertente cultural temos, há cerca de 12 anos, uma Escola de Rock que é atualmente uma referência no ensino musical.

PS: O judo tem sido a vossa principal aposta ao longo dos últimos anos?

PF: Sim, esta modalidade existe há cerca de 13 anos e tem crescido muito. Já temos alguns Campeões Nacionais, Campeões Zonais, o que acaba por ser bom não só para os atletas e para o clube, mas também para a freguesia e para o concelho. Queremos, no entanto, alargar este foco ao ténis de mesa.

PS: No que diz respeito à formação de atletas, há uma ligação importante com as escolas?

PF: Hoje em dia, fruto do trabalho que fomos realizando, são as escolas que nos procuram com o intuito de integrarem o judo nas atividades curriculares e extracurriculares. Desta forma, conseguimos expandir a modalidade por várias freguesias do concelho e ter mais alunos.

PS: Sentem que o vosso trabalho é reconhecido pelo município?

PF: O apoio do município tem sido essencial para conseguirmos sobreviver. Para além de nos ajudarem com o aluguer da sala onde treinamos, apoiam-nos com as deslocações. Desta forma, conseguimos proporcionar aos atletas as melhores condições para que o foco deles seja apenas a competição.

PS: Como surgiu a ideia de convidar o bicampeão Jorge Fonseca para um mega treino?

PF: A ideia surgiu com o objetivo de promover a modalidade, promover o clube, e também porque achamos que é importante para os nossos atletas interagirem com referências da modalidade e do desporto. Dada a relação que o Jorge Fonseca tem com alguns dos nossos atletas e treinadores, aceitou facilmente o convite, o que demonstra também o respeito que tem pelos clubes que, embora mais pequenos, trabalham como os grandes.

PS: Que futuros projetos têm para a ADC Manhente?

PF: Desportivamente, queremos continuar a apostar no judo, apesar de ser um projeto já bem consolidado, e promover o ténis de mesa.

Outro dos objetivos é a requalificação do nosso ringue. Queremos que as nossas instalações tenham as condições ideais para os atletas treinarem. Se o projeto for aceite, será uma mais-valia para a associação, mas também para a freguesia, pois neste momento o ringue não corresponde às necessidades de ambas.

Compartilhar

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

uno + quince =