“O Feirense abrange todos os critérios exigidos a uma formação de topo”
Portugal Sport: O complexo desportivo do Feirense é ímpar na zona compreendida entre Porto e Lisboa. Dentro do clube que importância assume a hoje a formação do Feirense?
José Fernando: Algo que nos deixa orgulhosos é receber nas nossas instalações clubes como FC Porto e ouvir da parte deles elogios como “quem nos dera ter algo assim para a nossa formação”. Portanto o FC Porto tem a excelência na formação mas não tem estas condições em termos de complexo, eles acabam por dispersar um pouco por todo o lado. Neste espaço concentramos toda a nossa formação, desde os petizes até aos juniores.
De há vários anos a esta parte o Feirense apresenta sucesso desportivo de forma consecutiva no futebol de formação. Este anos temos os planteis e quadro técnico alinhavado, para mais conseguirmos mais uma vezes os nossos objetivos, competindo com os nossos vizinhos daqui e com os nossos rivais a nível nacional. As nossas equipas de primeiro ano no contexto distrital conseguem competir de igual para igual com equipas de segundo ano. Isso dá-nos uma margem de manobra interessante para evoluir os jogadores. Neste momento estamos com o nosso plantel de sub-17 e a base da equipa são miúdos sub-16, que fizeram 34 jogos no escalão acima e conseguiram ficar nos lugares cimeiros no campeonato distrital.
PS: A filosofia da formação do Feirense passa por formar para ganhar, ou passa por formar adultos responsáveis?
JF: Temos sempre uma preocupação social e civil. Formar a ganhar, se possível, mas não vamos nunca vacilar na vertente pedagógica, porque nem todos estes miúdos vão dar jogadores. Muitos vão ter outros projetos de vida e vão ter uma carreira paralela ao futebol. Eu próprio joguei futebol, fui treinador, passei por camadas jovens, divisões distritais, nacionais e Liga Europa, quando em 1999 fiz parte da equipa do António Sousa, conquistando a Taça de Portugal ao serviço do Beira-Mar. Hoje procuro transmitir aos miúdos da formação os valores humanos que aprendi neste meu percurso no futebol. E por isso mesmo sei que antes do futebol, tem de estar os estudos. Ninguém precisa de abdicar de uma coisa para ter outra, é possível ter uma carreira no futebol e estudar ao mesmo tempo ou ter uma carreira.
PS: Acompanham o desenvolvimento escolar dos miúdos?
JF: Acompanhamos tudo, aliás as cinco estrelas que recebemos não foram por acaso. O Feirense abrange todos os critérios exigidos a uma formação de topo e que são necessários para a certificação. Por exemplo, a meio da época pedimos a avaliação escolar de todos os nossos atletas, para fazer um balanço e se por vezes existir necessidade temos um psicólogo, um acompanhamento na sala de estudo, para que os miúdos tenham todas as condições de ter bons resultados académicos. Se necessário chamamos o atleta e o encarregado de educação e tentamos perceber o que se passa, caso o aluno tenha maus resultados escolares.
PS: Considera que a formação do Feirense é o topo da pirâmide do futebol de formação em Aveiro?
JF: No distrito somos o topo da pirâmide. Acredito muito no nosso valor. Um dos meus sonhos no futebol seria um dia ver o Feirense sénior seguir o caminho de um Atlético de Bilbao. Gostava de ver o nosso clube apenas representado por jogadores de Aveiro, oriundos da formação local. Aveiro é uma imagem de marca na formação e de onde saem vários talentos. Se conseguirmos segurar esses talentos no plantel principal do Feirense, teremos uma das melhores equipas do país.