«O clube dá todas as condições aos atletas da formação para poderem progredir»
Entrevistado: João Peixoto, atleta das camadas jovens do FC Vizela
Portugal Sport -Fala-nos um pouco do teu perfil como jogador. Existe algum jogador em especifico que seja uma influência para ti?
João Peixoto- O meu nome é João Peixoto e jogo na posição de central, normalmente do lado esquerdo. Considero-me um jogador calmo e paciente, nos momentos mais tensos de um jogo, consigo manter a frieza. Também sou um jogador que gosta mais da troca de bola. Quanto aos jogadores que mais me influenciam, posso dizer que aprecio o estilo do Puyol, antigo central do Barcelona. Considero que eu tenho um estilo de jogo parecido com o dele.
PS- Qual foi o teu percurso até chegares ao FC Vizela? E quais foram as tuas expetativas quando chegaste ao clube?
JP – Comecei a jogar futebol com sete anos, no clube da minha freguesia, o CCD Santa Eulália. Estive lá até aos benjamins e depois surgiu a oportunidade de ir para o CD Aves, clube em que me mantive até aos iniciados. Em 2020, por causa da paragem da pandemia, comecei a pensar ir para um clube mais perto de casa, e como vivo em Vizela, decidi ir fazer uns treinos ao FC Vizela e acabei por ficar lá. Neste momento, estou na equipa de juvenis B (sub-16). Quando cheguei ao clube, fui imediatamente bem recebido por uma equipa técnica muito competente, e por bons colegas de equipa, pelo que a integração no clube foi muito fácil para mim.
PS-Quais são os teus objetivos e os objetivos da tua equipa para o que resta desta temporada?
JP- Neste momento, a nossa equipa está a competir na Associação de Braga, 1ª Divisão, e encontramo-nos no 3º lugar da série, a apenas três pontos do primeiro e com menos um jogo. Isto significa que o nosso objetivo enquanto equipa é terminar em primeiro lugar, ganhando os últimos quatro jogos, e praticar um bom futebol. Quanto a mim, tudo farei para ajudar a equipa a obter a melhor classificação possível.
PS -Acompanhas a equipa profissional do FC Vizela? Até onde acreditas que o FC Vizela pode chegar esta temporada na primeira Liga?
JP – Sempre que posso, gosto de ir ver a equipa principal do FC Vizela jogar porque acho que a nossa equipa tem muito potencial e merece o apoio de todos os vizelenses. Acredito que o FC Vizela se vai manter na primeira Liga porque tem vindo a jogar um bom futebol, com garra, determinação e vontade de vencer.
PS- Chegar um dia à equipa principal do FC Vizela é um objetivo teu? Consideras que o clube trabalha de forma a possibilitar que os jogadores da formação tenham a possibilidade de um dia fazer a ponte para o plantel principal?
JP – Claro que qualquer jogador tem o sonho de um dia vir a fazer parte de uma equipa profissional, e claro que gostaria de um dia poder vestir a camisola do FC Vizela enquanto profissional. No entanto, sei que não é fácil, e é necessário muita persistência e resiliência. Na minha opinião, o clube dá todas as condições aos atletas da formação para poderem progredir. Cabe a nós trabalhar para isso.