Telma Monteiro eliminada em Tóquio
Fim de linha para Telma Monteira nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A judoca medalhista de bronze no Rio de Janeiro perdeu na segunda ronda da categoria de -57kg, frente à polaca Julia Kowalczyk e termina a prova no nono lugar.
A eliminação aconteceu na segunda ronda do torneio, tendo na primeira luta batido a costa-marfinense Zouleiah Dabonne, por ippon,. Telma Monteiro perdeu o combate seguinte no ponto de ouro, ao sofrer o terceiro castigo, com a luta perto da marca dos 10 minutos. O cansaço levou o melhor da atleta portuguesa, que não escondeu a desilusão, deixando no ar a possibilidade de competir nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
«O combate acabou por se ir prologando e a minha adversária não tinha iniciativa. Foi muito desgastante, atacar muito, fazer força e ela sempre numa postura defensiva. Ao fim de 10 minutos é difícil ter a explosividade que me caracteriza. O apuramento olímpico para Paris vai ser muito exigente e eu não penso em chegar num nível mais ou menos. Não quero ser uma atleta de competição mais ou menos, quero pensar que posso ganhar sempre. O mais importante agora é descansar. Não sei o que vai ser o futuro, mas se eu quiser ir a Paris, em 2024, eu vou».
Fotografia: Facebook Comité Olímpico de Portugal