Neemias Queta. O primeiro português na NBA

Pela primeira vez um português vai jogar na liga de basquetebol mais popular do planeta. O nome de Neemias Queta tem estado em destaque durante a última semana, após o basquetebolista português ter sido draftado pelos Sacramento Kings, no Draft anual da organização.

O ex-jogador do Barreirense e do Benfica passou os últimos três anos a jogar nos Estados Unidos, nos Aggies da Universidade de Utah State, abdicando da quarta época na faculdade para se propor ao Draft da NBA. Neemias Queta acabaria por ser escolhido na segunda ronda, 39ª draft pick, tornando-se no primeiro jogador português a entrar na NBA.

Para os menos esclarecidos o NBA Draft é um evento anual onde as 30 equipas da NBA fazem o recrutamento de jovens talentos, que podem entrar na liga na época seguinte. Por norma os jogadores draftados são das universidades, mas por vezes atletas internacionais são selecionados também. O Draft representa na cultura americana a passagem do desporto amador para a liga profissional.

Ao ser escolhido, Neemias Queta, de apenas 22 anos, começa a temporada 2021/2022 com os Kings, de Sacramento, cidade onde a portuguesa Ticha Penicheiro iniciou a sua carreira na WNBA e foi campeã em 2005, ao serviço da equipa Sacramento Monarchs.

Compartilhar

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

18 + ocho =