Um ano histórico no futebol feminino

Benfica conquistou primeiro título de campeão nacional

O Benfica conquistou o primeiro título de campeão nacional de futebol feminino da sua história. No último jogo da Liga BPI as encarnadas venceram o Sporting, em Alvalade, por uns categóricos 3-0, e levantaram o troféu na casa dos rivais.

Nycole abriu o marcador, logo aos cinco minutos, e depois, os golos que fecharam o jogo surgiram já perto do apito final. Primeiro, Cloé Lacasse ‘dançou’ na grande área e bateu Inês Pereira. Depois, foi a vez de Kika Nazareth fazer o gosto ao pé, na marcação de uma grande penalidade.

O Benfica encerrou, assim, a competição com 39 pontos conquistados, mais cinco do que o segundo classificado, o Sporting, que entrou em campo sabendo que só uma vitória caseira lhe permitiria ‘roubar’ o título aos eternos rivais.

O clube da Luz sucede na lista de vencedores da prova ao Sporting de Braga, que, na última época, também acabou por deixar o Sporting para trás, na altura com uma vantagem de três pontos.

Discurso direto
Filipa Patão, treinador do Benfica
“Sabor especial»
“A sensação é única e especial, por ser do SL Benfica, a escola que nos formou a todos. Entrámos neste projeto para crescermos com ele e este título tem um sabor especial por isso. Também tem pelas jogadoras, pelo que passaram. Tiveram muita força e capacidade, desenvolveram muito ao longo destes meses. Está provado, perante esta vitória, a qualidade que elas têm.»

Susana Cova, treinador do Sporting
“Jogadoras em lágrimas»
«Hoje, as minhas jogadoras estavam com lágrimas nos olhos porque sentem que tiveram qualidade, mas não as satisfez. No alto rendimento, a qualidade tem de estar aliada aos resultados. Costuma dizer-se que a última imagem é a que fica e a nossa pior imagem em termos de resultados foram os dois últimos jogos.”

Filipa Patrão
Susana Cova

Presidente da FP Futebol
Fernando Gomes felicitou campeãs
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, felicitou as novas campeãs nacionais. “Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, e em meu nome pessoal, felicito calorosamente o Sport Lisboa e Benfica pela conquista da Liga BPI. O título de campeão nacional de futebol feminino, o primeiro na história do clube, resulta da qualidade, do empenho e do trabalho árduo de todas as jogadoras, equipa técnica e ‘staff’ de apoio da secção feminina do Sport Lisboa e Benfica», frisou o líder federativo, destacando a capacidade organizativa e determinação do clube encarnado «que apostam e valorizam cada vez mais o futebol feminino».

Taça cancelada
A Direção da Federação Portuguesa de Futebol decidiu cancelar a realização das finais da Taça de Portugal em futebol feminino. “Dada a impossibilidade de, até ao final da presente época desportiva, encontrar datas disponíveis para organizar e terminar as competições em causa devido aos constrangimentos causados pela pandemia, e uma vez que as provas em apreço não têm implicações no que diz respeito a subidas e descidas, mas apenas atribuição de título, dar por concluídas a Taça de Portugal de Futebol Feminino, a Taça de Portugal de Futsal Masculino e a Taça de Portugal de Futsal Feminino, dando assim prioridade à conclusão dos campeonatos ainda a decorrer”, diz a nota da FPF.

Compartilhar

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

diez + 15 =